top of page

Checklist: acordos e regras para estabelecer com seus clientes

  • Foto do escritor: aquarioscomunica
    aquarioscomunica
  • 7 de nov. de 2023
  • 2 min de leitura

Todo prestador de serviço já passou por algum momento de desalinhamento de expectativas com o cliente. Seja por prazos curtos, falta de entendimento sobre o valor do trabalho, demandas além do que foi contratado ou qualquer outra situação que gere desconforto nessa relação.


Para evitar que isso aconteça, ao fechar com um novo cliente, estabelecemos alguns pontos para que ele entenda nossos limites e esteja ciente até onde podemos (e conseguimos) atendê-lo.

Criamos uma lista com os procedimentos que aplicamos por aqui e que, talvez, possam te ajudar nesse processo:


1. Faça um contrato claro e objetivo de prestação de serviços:

Esse é um documento que vai ter tanto a sua assinatura quanto a do cliente, afirmando que ambas as partes estão cientes do que foi combinado. Lembre-se: vocês dois têm direitos e deveres que precisam ser cumpridos.


2. Não dê espaço para dúvidas sobre o seu trabalho:

Sempre esteja disponível para explicar qualquer questão sobre o serviço prestado. Faça o cliente entender tudo o que você consegue oferecer a ele e, também, o que você não consegue. Dessa forma é possível evitar muitos desentendimentos e frustrações.


3. Cuidado com favores:

Principalmente se o cliente ainda não souber todos os limites da sua prestação de serviço, alguns favores feitos com frequência podem acabar virando obrigação. Você sabe o que consegue oferecer como uma cortesia e o que precisa cobrar pelo serviço prestado.


4. Estabeleça horários:

Isso deve estar estipulado no contrato e, salvo exceções/imprevistos, deve ser seguido à risca por você. Se o seu atendimento é das 8h às 17h, esteja pronto para fazê-lo dentro deste horário.


5. Converse e faça acordos:

Imprevistos acontecem e isso vale para os dois lados. Ter uma boa relação com o cliente é imprescindível para que acordos sejam estabelecidos, visando auxiliar em qualquer necessidade. Sempre entre em contato com antecedência para fazer esses combinados.


 
 
 

Comentários


© 2021 por Aquários Comunicação Criativa 

bottom of page